Sobre

Nossa história

Em se tratando da hoje Associação Comercial e Empresarial de Piên alguns registros são importantes como fundamentação da sua história.

O primeiro movimento no sentido de oferecer para Piên uma entidade de classe que fosse representativa aos setores comercial e empresarial se deu no ano de 1994. Nessa época, houve alguns encontros no sentido de criar a entidade e até mesmo uma diretoria foi formada para dar seguimento ao projeto, no entanto, mudança da moeda no país, dificuldades financeiras e outros fatores interromperam a proposta.

Mais adiante, no início de 1997, o projeto foi retomado, talvez o grande impulso para isso tenha sido a notícia da instalação da multinacional Tafisa Brasil em Piên e a perspectiva de desenvolvimento do município. Novos encontros envolvendo comerciantes e industriais se viabilizaram, até que se decidiu pela fundação oficial da na época Associação Comercial e Industrial de Piên.

A assembléia decisiva para a fundação da associação aconteceu no dia 28 de abril de 1997, nas dependências do salão paroquial, com a presença de 18 empresas. Nesta oportunidade houve a revisão do estatuto proposto em 1994 e sua aprovação, eleição da diretoria fundadora com a seguinte ordem:

  • Gilson Santos – presidente;
  • Renato Natsume – vice-presidente;
  • Jorge Hilgenstieler – secretário;
  • Gerson Wotroba – tesoureiro e Laércio Bueno dos Santos e Orlando Liebl – diretores adjuntos.

Essa primeira diretoria exerceu um mandato de dois anos, período esse em que foi dado constituição jurídica a entidade, registro nos órgãos competentes, filiação junto a Faciap e a ACP, implantação do Serviço de Proteção ao Crédito, lançamento de campanhas de valorização do comércio local,treinamentos de atendimento ao cliente e vendas, cursos de qualificação de mão-de-obra e, inclusive, a realização do programa Sebrae Ideal, tendo Piên como uma das cidades piloto.

A partir daí novas diretorias foram empossadas e a entidade caminhou para seu fortalecimento.

Missão e Objetivo
O que é uma Associação Comercial, Industrial e Empresarial? É uma entidade da classe empresarial que concrega pessoas jurídicas e físicas de todos os setores da atividade econômica:
  • Comécio;
  • Indústria;
  • Agricultura e Pecuária;
  • Prestação de Serviços;
  • Profissional Liberal.
Não possui fins lucrativos e seu maior objetivo é a defesa dos interesses de seus associados e a prestação de serviços para o desenvolvimento das empresas filiadas. A Associação tem a missão de fomentar o desenvolvimento econômico e social, fortalecendo os empresários, objetivando a melhoria contínua da qualidade de vida em nossa comunidade.